CURSO DA FAFITEAL SERÁ RECONHECIDO PELO MEC

Um convênio assinado no último dia 12, no Rio de Janeiro, permite aos alunos que concluíram o curso de Teologia na Faculdade de Filosofia e Teologia de Alagoas (Fafiteal) a ter o direito do almejado diploma universitário devidamente reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC). Por meio da Faculdade Evangélica de Ciências e Tecnologia (Faecad), será oferecido um curso de integralização de um ano e meio e, após este período, o diploma será expedido.
A possibilidade de conferir o título de bacharel em Teologia, acompanhado da certificação oficial, era um desejo antigo da direção da Fafiteal, que está sob a orientação do ministério da Assembleia de Deus em Alagoas. Em 2001, uma comissão técnica do MEC veio a Maceió avaliar a estrutura da instituição, mas indeferiu o pedido de reconhecimento do curso por questões burocráticas e de estrutura física.
Três anos depois, o ministro da Educação reuniu esta mesma comissão de ensino superior para tentar regulamentar alguns cursos que eram ministrados há anos em vários seminários e igrejas do País. O parecer 063/2004 solucionava os problemas dos alunos provenientes de instituições sem reconhecimento do curso de graduação em Teologia. Os estudantes que haviam concluído teriam a possibilidade de retirar o diploma pelo MEC se o local onde ele estudou firmasse um convênio com uma faculdade regularizada.
O parecer dizia ainda que as instituições reconhecidas teriam que oferecer uma carga horária de 20% do total da grade curricular do curso de Teologia, o que equivaleria a 640 horas/aula. Para se entender melhor, a referida faculdade só poderia receber o aluno acatando 80% do que ele já havia estudado. Além disso, como pede as normas federais para o ingresso no ensino superior, os candidatos são obrigados a participar de um exame de seleção.
E foi o que aconteceu com a Fafiteal. Segundo revelou o diretor da faculdade, pastor Sebastião Oliveira, desde 2008 os diálogos com a direção da Faecad, do Rio de Janeiro, foram iniciados com a intenção de consolidar uma parceria.
“Depois desta abertura que o MEC deu para as faculdades buscarem convênios para assegurar o diploma dos alunos, decidimos procurar uma instituição reconhecida no país e com bom conceito. Encontramos a Faecad que no ano passado teve a melhor avaliação do curso de Teologia do País, com conceito A”, disse o diretor.
Ele informou que teve um contato com a equipe de diretores e coordenadores da faculdade na cidade de Recife e conversou sobre o interesse em firmar o termo de cooperação. Em fevereiro deste ano, o pastor Sebastião foi ao Rio de Janeiro conhecer a estrutura da instituição e foi orientado a preparar um projeto de integralização, com base nos requisitos sugeridos pelo Ministério da Educação.
Com o plano de ação pronto, graças ao empenho da coordenação, o pastor Sebastião Oliveira retornou ao Rio de Janeiro, este mês, e aproveitou a comemoração dos 70 anos da Casa Publicadora das Assembleias de Deus (CPAD) para assinar o convênio. Além dele, assinaram o documento o pastor José Antonio dos Santos e os diretores da Faecad – um deles era o pastor Marcos Tuller.
Curso de Integralização começa em julho
Mediante o convênio, a Fafiteal planeja como se dará a seleção dos candidatos para a formação de duas turmas do curso de integralização. Já há data prevista para as aulas terem início – 17 de julho – conforme divulgou o pastor Sebastião Oliveira. Por enquanto, serão oferecidas 100 vagas, divididas em turmas de 50 alunos.
O conteúdo programático – ou grade curricular – somada fica em 640 horas/aula. Para que todos os assuntos sejam ministrados em tempo hábil, a Fafiteal anuncia que as aulas acontecerão aos sábados – os dois horários. O curso vai ser dividido em três períodos de seis meses cada, totalizando um ano e meio.
Os professores serão de Alagoas e do Rio de Janeiro. Segundo o pastor Sebastião, a cada período pelo menos um educador da Faecad estará em Maceió para passar o conteúdo na integralização. O diploma será expedido ao final dos três períodos, com reconhecimento da instituição carioca. Vale ressaltar que este curso de integralização somente será destinado àqueles que já concluíram o bacharelado. Para o nível básico, não há possibilidade.
Vamos buscar o registro próprio, revela o diretor da Fatiteal
Mesmo satisfeito com a nova modalidade do MEC incentivando os convênios entre as instituições, o diretor da Fafiteal adiante que continuará buscando o registro próprio para a instituição. Ele revela que a faculdade foi a primeira do Norte/Nordeste a solicitar o reconhecimento do curso de Teologia. Isso aconteceu no ano de 2000.
“Vamos continuar trabalhando duro, incentivando a educação teológica para que em um curto espaço de tempo consigamos o registro próprio junto ao MEC. Para isso, reconhecemos que vamos mudar de prédio e completar o volume de livros da nossa biblioteca. Em até dois anos, creio eu, tudo isso estará resolvido”, prometeu o pastor Sebastião Oliveira.
Ele ainda diz que o apoio da direção da Igreja foi essencial para que o convênio fosse consolidado com a Faecad e destacou o incentivo do pastor José Antonio dos Santos para a melhoria do ensino teológico oferecido pela Assembleia de Deus em Alagoas.
“A parceria nos deu uma maior segurança para trabalhar e um impulso para batalhar por lugares melhores. A Fafiteal continuará formando líderes e obreiros em Alagoas graças a esta parceria”, ressaltou o diretor.
Atualmente, a instituição dispõe de uma sede própria, localizada no bairro do Jacintinho, ao lado da Assembleia de Deus na Cohab, e de mais 26 núcleos espalhados pela capital e pelo interior do Estado. O número de alunos matriculados passa de 850, segundo o pastor Sebastião Oliveira.
O curso de Teologia bacharelado, ou seja, de nível superior, somente é oferecido no prédio da faculdade. Ao todo são 48 disciplinas em quatro anos de estudos. As matérias envolvem Teologia sistemática, Bibliologia, Educação Religiosa, Filosofia, Antropologia e Psicologia. A maioria dos professores são especialistas nesta área do conhecimento.
“Venha para a Fafiteal você também. O curso de Teologia faz você ficar mais crente e desperta ainda mais a liderança que está dentro de você”, recomenda o pastor Sebastião.
Fonte: adalagoas.com.br